Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental

Authors

  • Siomara Cristina Broch siomara.lago@iffarroupilha.edu.br
    IFFarroupilha
  • Kadja Silveira Lima kadjasilveira11@gmail.com
    IFFarroupilha
  • Natália Alessandra Kegler kegler@iffarroupilha.edu.br
    IFFarroupilha

Keywords:

Estágio. Ensino de Matemática. Formação Docente.

Abstract

Este artigo relata vivências do Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática, que objetiva aproximar os acadêmicos da realidade escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. É um tempo e espaço de reflexão na formação inicial do futuro professor de Matemática que serve para observar, participar, problematizar, trocar ideias, interagir com os professores regentes das turmas e com os alunos, tendo oportunidade de consolidar, questionar e reelaborar as ideias relativas ao ensino de Matemática. O texto relata as observações e o acompanhamento dos processos de organização do ensino e da aprendizagem dos alunos, a proposta pedagógica da escola e o contexto no qual ela está inserida. Este estágio de observação criou expectativas de como exercer um bom trabalho no estágio de regência, identificando posturas e metas diante da realidade observada. Mostrou-se também um momento de consolidação profissional e de fortalecimento da identidade docente.      

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Siomara Cristina Broch, IFFarroupilha
    Docente na área de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Matemática
  • Kadja Silveira Lima, IFFarroupilha
    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática
  • Natália Alessandra Kegler, IFFarroupilha
    Docente Substituda no Curso de Licenciaura em Matemática

Published

2019-06-29

Issue

Section

Relatos de Experiência

How to Cite

Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(62), 166-177. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1604