O Ensino e a Aprendizagem de Noções Básicas de Geometria Analítica na Primeira Fase do Ensino Fundamental

Autores

  • Ângela de Jesus Silva sbem@sbembrasil.org.br
  • Claudiane Freire Corrêa sbem@sbembrasil.org.br
  • Jaqueline Araujo Civardi sbem@sbembrasil.org.br

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo discutir algumas estratégias e reflexões desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de Goiás, discutindo o uso dos materiais didáticos utilizados pelo professor de matemática para desenvolver a representação de imagens mentais
pelos alunos. Para tal, associamos as ideias de Pais (2006), Lorenzato (2009) e Passos e Nacarato (2003) com o intuito de que estas nos dessem suporte no processo de ensino e aprendizagem. Tal proposta foi desenvolvida numa turma de 5º ano, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) na cidade de Goiânia-GO. Dessa forma, utilizamos como recursos didáticos o mapa de sala, geoplano e desenhos. Ao analisarmos as ações desenvolvidas e os resultados obtidos sentimos a necessidade de fazer uma reflexão acerca de
nossa prática de sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

O Ensino e a Aprendizagem de Noções Básicas de Geometria Analítica na Primeira Fase do Ensino Fundamental. (2013). Educação Matemática Em Revista, 30, 30-37. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/180