Formação de professores em Matemática: estado da arte das publicações sobre o PNAIC

Authors

  • Gilda Lisbôa Guimarães gilda.lguimaraes@gmail.com
    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • João Alberto da Silva joaosilva@furg.br
    Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Cristiano Alberto Muniz cristianoamuniz@gmail.com
    Universidade de Brasília (UnB)
  • Edite Resende Vieira edite.resende@gmail.com
    Colégio Pedro II

Abstract

O governo brasileiro investiu grandes esforços na produção de materiais e desenvolvimento de processos de formação de professores do Ciclo de Alfabetização em Matemática. Assim, cabe pensar, quais estudos foram realizados sobre o Pnaic de matemática e o que eles apontam sobre o impacto desse processo de formação para professores e alunos? Nesse sentido, este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic como política pública para a formação de professores dos três primeiros anos de escolaridade de alunos brasileiros a partir do que foi publicado em artigos científicos, trabalhos de conclusão de cursos e anais de congresso. Os muitos textos analisados acabam por revelar que para além de contribuições no fortalecimento da relação dos alfabetizadores com os objetos matemáticos dos anos iniciais, a formação favoreceu, em muitos casos, que ocorressem transformações na organização do trabalho pedagógico e das naturezas da percepção do ambiente alfabetizador, da coordenação pedagógica e planejamento, inserção do lúdico e, por vezes, um maior envolvimento da família na busca da compreensão dos processos que envolvem a alfabetização matemática e suas relações socioculturais. Assim, o Pnaic, segundo esses textos, tem contribuição mais ampla que a própria alfabetização para os complexos desafios educacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Doutora em Psicologia Cognitiva: Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
    Doutor em Educação: Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) junto aos cursos de Licenciatura e da Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida
  • Cristiano Alberto Muniz, Universidade de Brasília (UnB)
    Doutor em Sciences de l´Education:  Professor Associado Aposentado da Universidade de Brasília (UnB)  e consultor de escolas no Brasil
  • Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II

    Departamento do primeiro Segmento do Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação do Colégio Pedro II

Published

2019-06-29

How to Cite

Formação de professores em Matemática: estado da arte das publicações sobre o PNAIC. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(62), 29-58. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1966