Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente

Authors

  • REGINA CELI DE MELO ANDRÉ reginacma7@gmail.com
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
  • Alexandre Negreiros Marcolino alenprofx@gmail.com
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO
  • Eber Gustavo da Silva Gomes ebermatematico@gmail.com
    UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Gracivane da Silva Pessoa gracivanespessoa021@gmail.com
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO

Abstract

O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino.  

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • REGINA CELI DE MELO ANDRÉ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

    Mestre em Educação pela UFPE

    Licenciada em Matemática pela UPE

    Professora-formadora da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

    Redatora de Currículo de Matemática para a etapa dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental

    Consultora dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco

    Atuou como professora no Curso de Pedagogia da UFPE e UFRPE e no Curso de Licenciatura em Matemática da UPE

     

  • Alexandre Negreiros Marcolino, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO

    Especialista em Ensino de Matemática 

    Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco

    Atua como formador na Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da  SEE-PE

  • Eber Gustavo da Silva Gomes, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

    Doutor em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec/UFPE

    Professor do Curso de Licenciatura da UPE

    Professor formador da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

     

  • Gracivane da Silva Pessoa , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO

    Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE

    Licenciada em Matemática pela UFPE

    Professora-formadora da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco

    Professora da Educação Básica

Published

2022-06-24

Issue

Section

Relatos de Experiência

How to Cite

Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(75), 112-123. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069