Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano

Authors

  • VALDENI SOLIANI FRANCO vsfranco@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Flávia Cheroni da Silva Brita flavia_cheroni@hotmail.com
    Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira voclelia@gmail.com
    Professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá
  • Veridiana Rezende rezendeveridiana@gmail.com
    Universidade de Estado do Paraná - Unespar - Campo Mourão

Abstract

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • VALDENI SOLIANI FRANCO, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemática e Computação - ICMC/USP-São Carlos - (1979), mestrado em Matemática pelo ICMC/USP-São Carlos (1986) e doutorado em Matemática pelo ICMC/USP-São Carlos (1998). Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, vinculados à Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em recursos didáticos e midiáticos. Líder do grupo: Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria (GPEG).
  • Flávia Cheroni da Silva Brita, Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná
    Possui graduação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1999). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática . É professora da rede estadual de ensino do estado do Paraná( desde 1997) . Tem experiência profissional em Ensino à Distância pela Faculdade Eficaz ( 2014) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira, Professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá - CESUMAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. Autora de livros sobre ensino de matemática segundo a perspectiva da epistemologia genética e sobre o ensino de matemática para surdos. É revisora dos seguintes periódicos: Zetétikè (Unicamp); Acta Scienciarum (UEM); RBEP (INEP); EMR: Educação Matemática em revista (SBEM); Ensaio: pesquisa em educação em ciências (UFMG); Psicologia em Estudo (UEM); Schème (UNESP); Práxis (UEPG); Em Teia(UFPE), Teoria e Prática da Educação (UEM) e RPEM (Unespar). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEME: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (UEM); GEPEGE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação (UNESP / Marília); Grupo Filosofia e Epistemologia Genética (GFEG) da UNESP ; GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (UNESPAR); membro do GEPEMCAM: Grupo de Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (UNESPAR); GT1: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 14 anos e membro fundadora do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)
  • Veridiana Rezende, Universidade de Estado do Paraná - Unespar - Campo Mourão
    Doutora pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da Universidade Estadual de Maringá, com estágio de doutorado na Universidade Charles de Gaulle - Lille 3 na França (2013). Possui graduação (2003) e Mestrado (2005) em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão, onde é chefe da Seção de Pesquisa e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar - NUPEM, setor responsável pela Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior e Iniciação Científica do Ensino Médio. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão - GEPEMCAM, 1ª Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná (SBEM - PR), e Vice-Coordenadora do GT14 - Didática da Matemática da SBEM.

Published

2017-07-21

How to Cite

Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(54), 56-66. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740