Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos

Autores/as

  • Marcus Vinícius Costa dos Santos marcussantos@hotmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana eurivalda@uesc.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)
10.37001/emr.v0i0.1121

Resumen

Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar um mapeamento de periódicos produzidos acerca do uso da criatividade para o ensino ou aprendizagem da matemática. Para tanto, como procedimento metodológico, realizou-se um mapeamento virtual compreendendo todas as revistas da área de ensino, nacionais ou internacionais, avaliadas pela CAPES como A1. Filtrou-se todas aquelas que permitiram acesso virtual livre, pela plataforma digital, aos seus volumes. Assim, conseguiu-se localizar sete artigos que atenderam ou se aproximaram da área de interesse. Por fim, após análise, foram relacionados seus conteúdos com a proposta da Criatividade em Matemática estudada, na perspectiva defendida por Isabel Vale e Hercule Gontijo, concluindo sobre a convergência dessa temática para elementos que remetem à flexibilidade e à originalidade do pensamento ou ato criativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcus Vinícius Costa dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
    Licenciado em Matemática (2014); Professor de Matemática no Ensino Fundamental II no Colégio da Polícia Militar da Bahia - Dendezeiros (2014); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2018).
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM)
    Áreas de investigação: Teoria dos Campos Conceituais; Formação de Professores; Criatividade em Matemática.

Publicado

2019-10-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(63), 73-90. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1121