A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício

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Resumo

Este artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano.

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Biografia do Autor

  • Rosane Meire Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia
    Diretora do Departamento de Educação/Campus XIV, UNEB. Professora do quadro permanente do programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Diversidade. Doutora em Educação pela UFBA.
  • Olenêva Sanches Sousa, Secretaria de Educação da Bahia
    Licenciada em Pedagogia, técnica em Química, especialista em Educação Matemática, mestra em Educação e doutora em Educação Matemática. Atua na Secretaria da Educação do Estado da Bahia e é coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática no Brasil. 
  • Felipe Carlo de Freitas Pinto, Universidade do Estado da Bahia
    Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, GESTEC/UNEB.

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Publicado

2019-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(62), 93-107. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421