Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos

Autores/as

  • Rodrigo Fideles Fernandes Mohn rodrigo.fideles@hotmail.com
    Pontifícia Universidade católica de Goiás
  • Maria da Luz Santos Ramos malusramos@yahoo.com.br
    Pontifícia Universidade católica de Goiás e Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Roziane da Costa Campos rozianeccampos@hotmail.com
    Secretaria Municipal de Educação
10.37001/emr.v0i0.1753

Palabras clave:

Valor Educativo do Jogo, Integração Ensino-Aprendizagem, Educação Matemática

Resumen

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Pontifícia Universidade católica de Goiás
    Doutorado em Educação pela UnB, Professor no curso de pedagogia e Coordenador de Área no PIBID.

Publicado

2019-10-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(63), 91-107. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1753