A Educação Estatística: reflexões em contextos formativos no Distrito Federal e em Goiás

Autores/as

  • Regina da Silva Pina Neves r.s.pina@mat.unb.br
    Universidade de Brasília
  • Jhone Caldeira Silva sandrabaccarin@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás
  • Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin jhcaldeira@gmail.com
    Pesquisadora Autônoma
10.37001/emr.v27i76.2463

Palabras clave:

Educação Estatística, Formação de Professores, Ensino de Matemática

Resumen

Nas orientações curriculares nacionais, a estatística se faz presente desde os primeiros anos de escolarização, sendo seu ensino e aprendizagem defendidos de modo a desenvolver a literacia estatística. Este estudo discute a Educação Estatística em contextos de formação inicial de professores de matemática no Distrito Federal e em Goiás, tendo como objetivo investigar a compreensão conceitual de licenciandos em matemática sobre medidas de tendência central. Para tanto, desenvolve-se um estudo qualitativo interpretativo de 151 ingressantes e 68 concluintes em resposta a questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Os resultados evidenciam dificuldades em maior número entre os ingressantes em relação aos conceitos de média, moda e mediana. Tais dificuldades questionam a qualidade das interações conceituais vivenciadas por eles na Educação Básica; impõem limitações na interação desses estudantes com os domínios curriculares próprios do Curso Superior, o que prejudica sua formação, e podem limitar sua futura prática docente.

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Publicado

2022-09-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A Educação Estatística: reflexões em contextos formativos no Distrito Federal e em Goiás. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(76), 195-217. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2463