Ensinando Critérios de Divisibilidade Visualmente – Uma Experiência Didática

Autores/as

  • Augusto Mendes Duarte agsomens@gmail.com
    Universidade Federal do ABC
10.37001/emr.v27i76.2875

Resumen

Abordando contextualização histórica, recursos tecnológicos, resolução de problemas e uso de materiais manipuláveis, realizou-se uma experiência de ensino no 6º Ano do Ensino Fundamental. O conceito de números figurados, central para a aritmética pitagórica, foi explorado em conjunto com diversos aspectos históricos e filosóficos em seus respectivos lugares na Grécia Antiga. Tomou-se o cuidado de articular a História à Matemática, com o intuito de mostrar como o saber científico se insere na sociedade. Utilizou-se apresentação de slides munidos de animações e imagens. Conceitos de divisibilidade foram trabalhados através da construção de números figurados com fichas coloridas. Para os critérios de divisibilidade, propõe-se explicar cada um deles utilizando a visualidade dos números figurados em vez de somente os expor como regras. Um desafio com diversos problemas objetivando exercitar o raciocínio abstrato concluiu a sequência didática, obtendo um resultado condizente. A percepção dos alunos revelou boa aceitação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2022-09-30

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

Ensinando Critérios de Divisibilidade Visualmente – Uma Experiência Didática. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(76), 46-59. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2875