O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica

Autores/as

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva karinapessoa@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Thais Maya Koga thaismkoga@outlook.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1034-4160

Resumen

Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.

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Biografía del autor/a

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Departamento Acadêmico de Matemática - Educação Matemática

Publicado

2022-09-30

Número

Sección

Atividades para Sala de Aula

Cómo citar

O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(76), 8-20. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967