Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra

Autores/as

  • Salete Maria Chalub Bandeira saletechalub@gmail.com
    Universidade Federal do Acre
  • Eliete Alves de Lima elietelimaac@gmail.com

Resumen

O texto objetiva-se analisar as possibilidades de ensinar geometria, de forma remota, com Licenciandos de um Curso de Matemática, a partir da formação SBEM[1] “GEOMETRIA: Ensinando e Visualizando no GeoGebra App”. Nesse contexto, duas professoras fizeram a formação coordenada e aplicada por quatro professores do Grupo de Pesquisa GEPETICEM da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ocorrida no período de 28/08 a 13/11/2021, com uma carga horária de 30h, com dez semanas de estudo. No decorrer, construíram atividades com o uso do GeoGebra e, apresentaram-na aos professores cursistas e licenciandos. Ao final do curso formação SBEM, no encontro virtual, apresentou-se um plano de aula de como ensinar transformações de figuras com o uso do GeoGebra. E, ao mesmo tempo, construíram possibilidades de Ensinar Geometria com o GeoGebra, relacionando-a com o cotidiano, além de contribuir para a formação dos futuros professores para as emergências e necessidades do século XXI.

 

[1] Edital SBEM-DNE 01/2020 – Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM oferta para os professores sócios.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Salete Maria Chalub Bandeira, Universidade Federal do Acre

    Professora efetiva da Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação Ciências e Matemáticva pela REAMEC - UFMT.

    Atua com Neurociência e a Educação Matemática Inclusiva.  Formação Inicial e Deficiência Visual.

    Tecnologia Assistiva Formação docente;

    Tecnologias da Informação e Comunicação,Tecnologias Móveis e Digitais com vídeo aulas no ensino de Matemática.

    Desde 2015 professora no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. 

    Disciplinas Tecnologia e Materiais Curriculares no ensino de Matemática;

    Práticas Inclusivas e a (Re) Construção da Prática Pedagógica no Ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Matemática (Deficiência Visual).

Publicado

2022-06-24

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

Aprendizagem virtual durante a pandemia: aprendendo a ensinar geometria com o GeoGebra. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(75), 85-98. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3078