Impactos de la Prueba SAEB de Matemáticas y Portugués en el IDEB de los principales municipios del Estado de Amapá

Autores/as

10.37001/8r9kma22

Palabras clave:

Indicadores, Região Norte, Ensino, Regressão, Avaliação.

Resumen

El IDEB es un indicador educativo que asocia las tasas de aprobación escolar con los promedios de rendimiento en Matemáticas y Lengua Portuguesa. El objetivo de este estudio fue estimar los valores de la puntuación bruta en Matemáticas y Portugués en el IDEB de los cinco municipios más grandes de Amapá para alcanzar la meta de 2023. La metodología consistió en un estudio de series temporales con aplicación de regresión lineal múltiple sobre datos secundarios. Los resultados muestran que en Macapá, por cada 10 puntos que se incrementa en la prueba de Matemáticas, el IDEB puede aumentar en 0,15 puntos. Estos resultados pueden ser aprovechados por los gestores escolares para orientar estrategias que aumenten el IDEB, con miras a mejorar la calidad de la enseñanza de las matemáticas.

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Biografía del autor/a

  • Edcarlos Vasconcelos da Silva, Universidade Federal do Amapá, Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação Especial e Inclusiva

    Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ (2022). Mestrado em Ensino Profissional de Matemática, UNIFRA-RS (2013-2015). Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, UFSM-RS (2014-2015). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amapá (2006). É professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP no Curso de Licenciatura em Matemática. Possui experiência docente no Ensino Superior nas seguintes áreas: Bioestatística, Estatística Inferencial, Matemática Aplicada à Saúde, Metodologia do Ensino da Matemática. Possui experiência em Educação à distância pela UAB/Unifap como Tutor e Professor Formador, Ambiente Virtual Moodle.

  • Heverton Pereira Rabelo, Mestrando em Direito Constitucional e Econômico, Centro Universitário Alves Farias/Unialfa

    Mestrando em Direito Constitucional e Econômico, Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2013). Especialista em Direito e Planejamento Tributário pela Universidade Estácio (2021). Atualmente é advogado é sócio da Rabelo Consultoria Jurídica e Advocacia. Sócio da empresa de gestão de integridade e ESG Compliance.me. Possui ampla experiência em Controladoria, Compliance, Direito Digital, Proteção de Dados, Direito administrativo, Tributário, Empresarial e Civil.

  • Carlos Manuel Dutok Sánchez, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, Amapá, Brasil.

     Doutor em Biodiversidade e Saúde graduado com o Prêmio Anual de Teses Alexandre Peixoto no ano de 2015 pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (IOC/FIOCRUZ/RJ) havendo trabalhado na avaliação da Segurança e eficácia de extratos obtidos de Pouteria mammosa (L.) Cronquist para o controle de dípteros mucoides, no Laboratório de Entomologia Médica e Forense. Mestre em Fisiologia Animal pela Universidad de La Habana, Cuba (2008). Graduado em Bioquímica (Bacharelado) na Universidad de La Habana, Cuba (2005) com diploma revalidado pela Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais UFV/MG (2015). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2021). Licenciado em Química pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2022). Recebeu em 2019 o Prêmio Anual da Academia de Ciências de Cuba pela contribuição científica ao uso racional de plantas medicinais que crescem na região oriental de Cuba. Possui experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Etnofarmacologia, Genotoxicologia por exposição ambiental e risco ocupacional e no Controle de vetores e parasitos com produtos de origem natural. Experiente em Docência de Ensino Superior desde 2005, nas disciplinas: Bioquímica Geral, Bioquímica Clínica, Bioquímica do Exercício, Anatomia e Morfologia, Fisiologia Celular, Biofísica, Fisiologia Animal e Farmacologia. Foi professor do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Binacional Oiapoque e colaborou na docência dos cursos de Ciências Biológicas e Licenciatura Intercultural Indígena (2016-2023). Lidera o Grupo de Estudos de Risco Ambiental e Ocupacional Região Fronteira Franco-Brasileira (RIAMOC-FFB) cadastrado em CNPq. Pertence ao Grupo de Pesquisa de Bionomia de Dípteros Muscoides e Controle de Insetos Vetores da Fundação Oswaldo Cruz com sede neste Laboratório.

  • Janielle da Silva Melo, Universidade de Brasília -UNB, Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação Especial e Inclusiva

    Docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá, Macapá, Brasil. Docente do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília –UNB, Distrito Federal, Brasil.

    Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFGD. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunta III do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília -UNB e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Práticas Transdisciplinares e Inclusivas. Membro do corpo editorial e revisora do Journal Science and Knowledge in Focus. Avaliadora da Revista Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia Ethnoscientia. Integrante do Grupo de Estudos em Biotecnologia e Bioprospecção Aplicados ao Metabolismo, GEBBAM. Tem experiência como professora nas áreas da Filosofia da Enfermagem, Antropologia Biológica, Práticas Educativas Inclusivas, Ensino de Ciências e Biologia, Formação de Professores, Interculturalidade e Tecnologias Educacionais.

Referencias

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Publicado

2025-09-04

Cómo citar

Impactos de la Prueba SAEB de Matemáticas y Portugués en el IDEB de los principales municipios del Estado de Amapá. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88). https://doi.org/10.37001/8r9kma22