Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil

Autores/as

  • Alessandra Rodrigues de Almeida alessandraalmeida628@gmail.com
    Unicamp
  • Karina Luiza Silva Fernandes karinaluiza.fernandes@gmail.com
    Unicamp
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid doramegid@gmail.com
    PUC Campinas

Resumen

Este texto relata a experiência de um trabalho com probabilidade e estatística, realizado com uma turma de Educação Infantil a partir de discussões do Grupo de Estudos Professores Matematizando no Ensino Fundamental (GEProMAI), do qual as autoras fazem parte. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos sobre o tratamento da informação nesse nível educacional e são descritas as atividades desenvolvidas com as crianças. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, as autoras basearam-se na interação e no diálogo entre as crianças; e como perspectiva metodológica, adotaram-se os estudos realizados por Lopes (2008) e por Moura e Lopes (2002). O trabalho possibilitou um bom contato inicial das crianças com a Estatística por meio de atividades lúdicas e criou oportunidades para que elas pudessem levantar hipóteses, explorar informações e sistematizar dados de um modo diferente do usual utilizando gráficos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alessandra Rodrigues de Almeida, Unicamp
    Licenciada em Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – UNICAMP.
  • Karina Luiza Silva Fernandes, Unicamp
    Licenciada em Pedagogia, Professora de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Campinas-SP. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela UNICAMP
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC Campinas
    Professora da PUC-Campinas, atuando nas licenciaturas e na Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação: Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Publicado

2017-07-21

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(54), 98-105. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714