Resolução de problemas e pensamento algébrico: uma experiência em aulas de matemática.

Autores/as

  • Alessandra Senes Marins ale_marins@hotmail.com
  • Bruno Rodrigo Teixeira bruno@uel.br

Resumen

Nesse artigo é relatada e analisada uma experiência de ensino e aprendizagem de Matemática, vivenciada com alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em que foi introduzido o conteúdo Expressões Algébricas, na perspectiva da Resolução de Proble-mas. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um problema que envolvia padrões e regularidades, com o intuito de oportunizar aos alunos a mobilização de diferentes elementos caracterizadores do pensamento algébrico. Assim, a maneira como foi introduzido o conteúdo Ex-pressões Algébricas não ficou restrita à utilização da linguagem algébrica e oportunizou aos alunos mobilizar outros elementos caracteriza-dores do pensamento algébrico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

Resolução de problemas e pensamento algébrico: uma experiência em aulas de matemática. (2013). Educação Matemática Em Revista, 28, 13-18. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/72