Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil

Autores/as

  • Simone Damm Zogaib simonedammzogaib@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner profvaniasantoswagner@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

Este artigo traz uma releitura de dados produzidos anteriormente em experimento de ensino sobre senso espacial na educação infantil. Estudantes de Pedagogia de universidade pública do nordeste brasileiro coletaram os dados deste estudo. Nele são apresentadas novas análises sobre atividade de circuito realizada por 18 crianças entre 4 e/ou 5 anos de um semi-internato. Teve como suporte teórico Brasil (1998), Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008). Verificou-se que as crianças possuem conhecimentos prévios de orientação espacial a serem ampliados com atividades como a de circuito, que podem contribuir para o desenvolvimento do senso espacial. Há necessidade de aprofundamento do conhecimento docente sobre a temática. Por fim, esta releitura indica subsídios para compreender o desenvolvimento do senso espacial das crianças e para pensar o ensino e aprendizagem de matemática/geometria na educação infantil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Simone Damm Zogaib, Universidade Federal de Sergipe
    Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Universidade Federal do Espírito Santo
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2017-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(53), 51-61. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732