Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática

Autores/as

  • Ângela Maria Liberalquino Ferreira sbem@sbembrasil.org.br
    Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marlos Gomes de Albuquerque sbem@sbembrasil.org.br
    Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumen

O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre a competência comunicativa na formação do professor de Matemática. Assim, pretende-se, num primeiro momento, justificar a importância dessa competência para o professor em questão, com base em textos oficiais e em estudos realizados em Educação Matemática. Depois, serão apresentadas as concepções de competência comunicativa e outras à luz das ciências da linguagem. Com essa fundamentação teórica, será feita uma análise de situações da vida pessoal e profissional do professor de Matemática em que várias competências são convocadas, entre as quais a comunicativa, que servirá de suporte às demais. Por fim, serão sugeridas algumas condições que contribuiriam para desenvolver a competência que mereceu esta investigação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2008-12-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática. (2008). Educação Matemática Em Revista, 25, 22-32. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813