Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais

Autores/as

  • Elsa Barbosa barbosa.elsa@gmail.com
    Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
  • António Borralho amab@uevora.pt
    Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
  • Isabel Lucena ilucena19@gmail.com
    Instituto de Educação Matemática e Científica-UFPA, Belém-PA

Palabras clave:

Avaliação das Aprendizagens, Práticas de Avaliação, Educação Básica, Matemática

Resumen

Recentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. 

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Publicado

2018-01-21

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática

Cómo citar

Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais. (2018). Educação Matemática Em Revista, 22(56), 109-124. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832