O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: análise de propostas desenvolvidas no Ensino Médio

Autores/as

  • Marcelo Carlos de Proença mcproenca@uem.br
    Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR
  • Érika Janine Maia erikajaninemaia@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O objetivo do artigo foi o de descrever e analisar propostas de ensino de Matemática na abordagem da resolução de problemas, desenvolvidas no ensino médio, apresentadas em dissertações e teses. Como procedimento de investigação, foram adotados os pressupostos da pesquisa bibliográfica. A partir do levantamento da totalidade de pesquisas acadêmicas sobre o tema, escolheu-se analisar aquelas referentes ao mestrado profissionalizante, o que correspondeu a quatro dissertações. Os resultados mostraram que a condução das propostas de ensino de três pesquisas foi voltada ao ensinar para resolução de problemas, considerada uma forma inadequada. Apenas uma dissertação realizou a condução de sua proposta de ensino na abordagem no ensinar via resolução de problemas. Concluiu-se que não basta apenas adotar o problema como ponto de partida. É necessário evitar dar modelos aos alunos para serem seguidos ou mesmo evitar utilizar os problemas para rever conteúdos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR
    Professor Adjunto Doutor do Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos e formação de professores que ensinam Matemática.
  • Érika Janine Maia, Universidade Estadual de Maringá
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de MAringá, UEM-PR.

Publicado

2018-03-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: análise de propostas desenvolvidas no Ensino Médio. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(57), 92-112. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/936