Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional

Autores/as

  • Cristiane Pereira dos Santos Couto cris.psantos@superig.com.br
    Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Chang Rodrigues chang@powerline.com.br
    Universidade do Grande Rio

Palabras clave:

Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.

Resumen

Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristiane Pereira dos Santos Couto, Universidade do Grande Rio - Unigranrio
    Mestrado Profissional em Ensino das Ciências do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (em curso). Professora de Matemática do Município de Teresópolis - RJ da Educação Básica.
  • Chang Rodrigues, Universidade do Grande Rio
    Graduação em Licenciatura em Ciências (Uniceub); Mestrado em Educação Matemática (USU-RJ); doutorado em Educação Matemática (PUC-SP). Pesquisadora 1A pela FUNADESP. Professora adjunta na Universidade do Grande Rio, Graduação e Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências e Matemática). Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG.

Publicado

2019-03-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(61), 114-127. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985