Análise de estratégias de resolução de problemas de grandezas geométricas em avaliação em larga escala de redes públicas do estado de Pernambuco

Autores

  • José Carlos Alves de Souza jcalves@cap.ufpe.br
    Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Câmara dos Santos marcelo.santos@ufpe.br
    Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a produção de alunos de 4ª, 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de redes públicas de Pernambuco diante de problemas envolvendo os conceitos de perímetro e de área, em situações de avaliação em larga escala. Tal produção foi selecionada a partir de cadernos de provas de alunos dos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho, que fizeram parte de avaliações coordenadas pelo NAPE/UFPE (Núcleo de avaliação e pesquisa educacional da Universidade Federal de Pernambuco), e dos resultados do SAEPE/2002 (sistema de avaliação educacional de Pernambuco), cedidos pela SEDUC/PE (secretaria de educação de Pernambuco). A análise que fizemos tomou como referência teórica estudos sobre avaliação da aprendizagem e resultados de pesquisas sobre dificuldades dos alunos no trabalho com grandezas geométricas. Os resultados sugerem que, muitas vezes, a afirmação de sucesso ou fracasso em determinado descritor de avaliação não representa necessariamente que o aluno “sabe” ou “não sabe” certo conceito expresso pelo descritor. A análise do comportamento dos alunos em situação de resolução de problemas permite avançar na identificação de suas concepções acerca de determinados conceitos.

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Publicado

2019-01-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise de estratégias de resolução de problemas de grandezas geométricas em avaliação em larga escala de redes públicas do estado de Pernambuco. (2019). Educação Matemática Em Revista, 79-83. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1735