Perguntas pedagógicas como alternativa que promove experiências na aula de matemática

Autores

  • Eric Machado Paulucci Ericmpaulucci@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um episódio vivenciado em uma escola na cidade de São Carlos – SP, durante o Estágio Supervisionado na Educação Básica na área de Educação Matemática. Em uma aula de matemática, os alunos são convidados a discutir: o que é comprimento? Trata-se de uma provocação para o aluno refletir sobre os sentidos que a palavra o traz, permitindo que os erros possam ser aproveitados para formular novas questões que, posteriormente, serão também entendidas como parâmetros para autocorreção destes alunos. Para aprofundar tal discussão, propõe-se problematizar a matemática que valoriza a exatidão, desestabilizando a relevância dos fins dos problemas matemáticos, dando protagonismo aos meios, propondo, assim, uma matemática pensada por meio do experienciar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Perguntas pedagógicas como alternativa que promove experiências na aula de matemática. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(63), 108-120. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1767