Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações

Autores

  • Francisca Melo Agapito franciscaagapito@gmail.com
    Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ieda Maria Giongo igiongo@univates.br
    Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Morgana Domênica Hattge mdhattge@univates.br
    Universidade do Vale do Taquari-Univates

Palavras-chave:

Etnomatemática. Educação matemática. Ensino. Educação de surdos.

Resumo

Este artigo apresenta algumas conexões entre a Etnomatemática – campo da educação matemática que compreende a construção de conhecimentos por meio de práticas culturais – e o ensino de surdos. As contribuições consistem em um ensaio teórico, que faz parte uma pesquisa de doutorado, em andamento, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade gaúcha. Esta se delineia como uma pesquisa qualitativa, pautada em teóricos que investigam a Etnomatemática e a educação de surdos numa perspectiva pós-estruturalista. Nessa ótica, o ensino de matemáticas, direcionado a estes sujeitos, pode ser amplamente potencializado se levarmos em consideração que são um grupo específico, com cultura surda, manifestada por aspectos como sua visualidade, pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua apreensão de mundo. Nesse cenário, a Etnomatemática permite que tais especificidades sejam valorizadas e respeitadas na mediação, possibilitando aprendizagens consistentes, assim como interações com as diferentes situações que envolvem conhecimentos matemáticos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Mestra e doutoranda em Ensino (Univates). Professora da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

  • Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari-Univates
    Doutora em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-graduação  em Ensino e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari-Univates.
  • Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari-Univates
    Doutora em Educação. Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do PPG Ensino Universidade do Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

2019-12-22

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva

Como Citar

Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(65), 177-189. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1978