Razão na Circunferência

uma experiência vivenciada com alunos do sétimo ano

Autores

  • Valdecir Siqueira Ramos val.decirjr@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista, "Júlio de Mesquita Filho"
  • Roberta Alves do Nascimento Ribeiro roberta.ribeiro692@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada em sala de aula com a participação de trinta alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma das escolas públicas estaduais da cidade de Pindamonhangaba – SP. A proposta foi elaborada e constituída por um aluno do curso de Licenciatura em Matemática, durante o período de estágio, mais especificamente regência de classe. Os conteúdos abordados pela proposta são razão e proporção correlacionados aos da geometria na circunferência. Para o desenvolvimento da proposta, a abordagem metodológica adotada foi a Resolução de Problemas. A partir do que foi proposto, os discentes, de acordo com as interações observadas, indicaram um trabalho cooperativo satisfatório e correlacionaram de maneira abrangente a Matemática com situações do cotidiano. De fato, as pesquisas e organizações antecipadas das ações a serem realizadas são imprescindíveis para o desenvolvimento das aulas, como também para melhor atender as possíveis dúvidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Razão na Circunferência: uma experiência vivenciada com alunos do sétimo ano. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(74), 25-33. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2696