Articulação de contextos na docência da pós-graduação em Educação Matemática : o caso da PUC- SP
Palavras-chave:
Projeto Institucional, Aperfeiçoamento da Prática Docente, Articulação de Contextos, Pós-Graduação, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa qualitativa sobre articulação de contextos na prática docente, desenvolvida no âmbito do Projeto Institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cujo público-alvo foram doutorandos em Educação Matemática. O Projeto foi promovido pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e coordenado pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD). A coleta de dados foi orientada por uma rubrica e os contextos foram sendo definidos a partir de artigos publicados no período de 2018-2022 sobre contextos históricos, filosóficos e de métodos de pesquisas e a Educação Matemática. Os bons resultados dessa abordagem de interlocução na articulação de contextos ficaram evidentes pelo engajamento e interesse dos discentes e pela qualidade dos trabalhos produzidos. A dificuldade inicial em distinguir “conteúdos” do que se considerava “contexto” foi se dissipando, o enriquecimento e rigor das análises sendo favorecidos e os conhecimentos que se construíam tornando-se significativos.
Downloads
Referências
DEWEY, J. The School and Society. In J. A. Boydston (Ed.), Middle Works of John Dewey (Vol. 1, pp. 1-109). Carbondale, IL: Southern Illinois University Press, 1899.
DEWEY, J.; CHILDS, J. The socio-economic situation and education. In W. Kilpatrick (Ed.), The educational frontier. New York: Appleton-Century, 1933.
FIGUEIREDO, A. D.; AFONSO, A. P. Context and Learning: A Philosophical Framework. In Figueiredo, A. D.; Afonso, A. P. (Eds.), Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context (pp. 1-22). Hershey, PA, USA: Information Science Publishing, 2006.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. de. Tendências em educação matemática. 2. ed. - Palhoça: UnisulVirtual, 2005. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/22126/1/fulltext.pdf
GIMENES, N. A. S. Aperfeiçoamento em práticas docentes da contemporaneidade [Projeto CAD, PUC-SP]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2022. [Manuscrito não publicado].
KUHN, T. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.
LEWIN, K.; GRABBE, P. Conduct, knowledge, and acceptance of new values. Journal of Social Issues, 1(3), 53-66, 1945.
MIGUEL, A., GARNICA, A. V. M., IGLIORI, S. B. C., D'AMBROSIO, U. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Rev. Bras. Educ. (27), São Paulo, 2004.
POLANYI, M. The tacit dimension. Gloucester, MA: Peter Smith, 1996.
PONTE, J. P. A investigação em Educação Matemática em Portugal: realizações e perspectivas. In: LUENGO-GONZÁLEZ, R.; GÓMEZ-ALFONSO, B.; CAMACHO-MACHÍN, M.; NIETO, L. B. (Ed.). Investigación en Educación Matemática XII. Badajoz: SEIEM, 2008. p. 55–78.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.