O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal

Autores

  • Claudinei de Oliveira Pinho claudineipinho@yahoo.com.br
    INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CAMPUS VILHENA http://orcid.org/0000-0001-5494-4101
  • Clara Paula de Lima clara.lima@ifro.edu.br
  • Jaqueline Aida Ferrete jaqueline.ferrete@ifro.edu.br
  • Marinaldo Felipe da Silva felipe@unir.br
  • Adonias Silva adonias.silva@ifro.edu.br

Palavras-chave:

Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.

Resumo

Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.

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Biografia do Autor

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Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(55), 125-138. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/894