Uma Unidade Básica de Problematização (UBP) na perspectiva da Etnomatemática: Saberes mobilizados na produção de farinha de mandioca no Assentamento 26 de Março

Autores

10.37001/ripem.v15i2.3529

Palavras-chave:

Programa Etnomatemática, Unidade Básica de Problematização, Práticas Socioculturais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de Unidade Básica de Problematização (UBP) a partir dos saberes mobilizados por produtores de farinha de mandioca na perspectiva da Etnomatemática para o ensino de matemática. Trata-se de parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A pesquisa caracteriza-se enquanto qualitativa, com inspiração etnográfica e com uma abordagem participativa. Os colaboradores da pesquisa foram três agricultores e uma agricultora, produtores de farinha de mandioca que desenvolvem essa prática laboral no Assentamento 26 de Março. Este estudo se fundamenta no campo da Educação Matemática, especificamente na vertente da Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrósio. As UBP ajudam a pensar um ensino problematizador, possibilitando os estudantes refletirem sobre os conhecimentos produzidos, relacionando o saber escolar com aqueles desenvolvidos nas relações sociais.

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Publicado

01-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marques Silva, U., Oliveira, J. S. B. de ., & Gonçalves, H. J. L. . (2025). Uma Unidade Básica de Problematização (UBP) na perspectiva da Etnomatemática: Saberes mobilizados na produção de farinha de mandioca no Assentamento 26 de Março. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2), 1-16. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.3529