Um olhar sobre os enunciados de problemas de divisão elaborados por alunos dos 5º e 9º anos

Autores

10.37001/ripem.v14i4.3882

Palavras-chave:

Proposição de Problemas, Ensino de Divisão, Aprendizagem de Divisão, Análise da Produção Escrita

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o que se mostra da elaboração de problemas de divisão por alunos de um 5º e um 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise da produção escrita, pela qual foram identificados os tipos de problemas produzidos, as informações para a sua resolução, bem como as linguagens materna, simbólica e numérica mobilizadas. Como resultado, observou-se que a maioria dos alunos elaborou problemas de partição utilizando números naturais. No entanto, também houve o emprego de números fracionários e decimais. Em alguns enunciados elaborados pelos alunos do 9º ano, conceitos ensinados no Ensino Fundamental II, como o cálculo da área do triângulo e a fatoração, foram utilizados. Não houve variação expressiva nas características dos enunciados dos problemas elaborados pelos alunos do 5º e 9º ano. Os resultados podem ampliar as compreensões e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de divisão e contribuir para futuras pesquisas.

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Publicado

15-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cara , D. G. P. ., Ribeiro, D. M. ., & Ciani, A. B. (2024). Um olhar sobre os enunciados de problemas de divisão elaborados por alunos dos 5º e 9º anos. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(4), 1-20. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i4.3882