As ações desenvolvidas por uma universidade no Sul de Minas ao receber a sua primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação

Autores

10.37001/ripem.v15i2.4272

Palavras-chave:

Surdez, Ensino Superior, Inclusão, Acessibilidade

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo discute as ações, estratégias e o apoio institucional oferecido por uma universidade do Sul de Minas ao receber sua primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação. A pesquisa utilizou a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016) e Mendes e Miskulin (2017), com dados produzidos por meio de entrevistas com a estudante Surda, docentes, monitores, intérprete e representante do programa de acessibilidade. Foram identificadas duas categorias de análise: (1) a atuação do programa de acessibilidade e (2) do corpo docente no processo de inclusão. Os resultados evidenciaram ações como acompanhamento do Plano Individual de Desenvolvimento (PID), disponibilização de intérpretes e monitores, adaptação de materiais e alargamento do tempo, além de desafios como a falta de intérpretes.

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Publicado

01-05-2025

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Artigos

Como Citar

Gomes, A. A. S., & Mendes, R. M. (2025). As ações desenvolvidas por uma universidade no Sul de Minas ao receber a sua primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2), 1-15. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.4272