Explorando áreas no Ensino Superior: uma prática educativa de Resolução de Problemas
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Cálculo Numérico, Ensino SuperiorResumo
Este artigo objetiva analisar implicações da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para o enfoque, em aulas de Cálculo Numérico, na generalização da fórmula da área de trapézios a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes. Para tanto, inicialmente discute-se a abordagem de ensino através da resolução de problemas e a metodologia indicada nesta pesquisa, caracterizando-se, quanto à natureza, como aplicada; em relação à abordagem do problema, como qualitativa; e quanto aos procedimentos, como investigação-ação. Também se apresentam o contexto e a organização da prática, bem como o relato e a análise do problema desenvolvido. A aplicação aconteceu em aulas remotas, possibilitando que a coleta de dados envolvesse gravações de vídeo, sendo utilizados os registros dos acadêmicos e diário do pesquisador para sua consolidação. Os resultados indicam que a metodologia permitiu o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio e da argumentação dos estudantes durante a prática educativa realizada.
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