A mobilização das apreensões figurais no ensino da circunferência como lugar geométrico
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Geometria, Processos CognitivosResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado e se trata das apreensões perceptivas, operatórias, sequenciais e discursivas mobilizadas no decorrer da solução de uma tarefa que contempla o lugar geométrico da circunferência. Diante disso, é uma pesquisa de cunho qualitativo e busca identificar as apreensões figurais que podem se manifestar durante a aprendizagem dos conceitos que embasam a circunferência como lugar geométrico em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. A tarefa foi implementada com seis estudantes do 7º ano do ensino fundamental de forma remota devido o cenário pandêmico. As análises dos dados estão pautadas nas apreensões figurais que se relacionam com os processos cognitivos de aprendizagem em Geometria, ambas as teorias propostas por Raymond Duval. Os resultados indicaram que houve indícios dos três processos cognitivos – visualização, construção e raciocínio – isso porque todas as apreensões foram mobilizadas, oportunizando a construção do conceito de circunferência como lugar geométrico.
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