Estado do conhecimento revelado pelas produções científicas brasileiras: Os jogos digitais como instrumento de inclusão na educação básica

Autores

10.37001/ripem.v15i2.4402

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Matemática, ENEM, Jogos Eletrônicos

Resumo

Nesta pesquisa realizou-se mapeamento das produções científicas publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM – sobre jogos eletrônicos para o ensino de Matemática na Educação Inclusiva. O objetivo partiu do Estado do Conhecimento das pesquisas brasileiras no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática para inclusão dos alunos com necessidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A questão de pesquisa, assentou-se pela indagação de quais jogos digitais têm sido utilizados como recursos didáticos no processo de ensino de Matemática, e quais as suas contribuições. Para coleta de dados, utilizou-se da fonte dos anais do ENEM, no período de 2007 a 2022. Revelou-se o uso de Jogos Eletrônicos enquanto objeto investigativo em algumas pesquisas, porém, com apenas três estudos sobre a temática neste espaço temporal. Pela carência científica, produções acadêmicas com foco em Jogos Eletrônicos no âmbito da Educação Matemática Inclusiva, torna-se necessário.

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Publicado

01-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carvalho, A. F. de ., & Lopes, L. dos R. P. . (2025). Estado do conhecimento revelado pelas produções científicas brasileiras: Os jogos digitais como instrumento de inclusão na educação básica. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2), 1-14. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.4402