História da Matemática e a formação inicial de professores: um estudo acerca dos conhecimentos de professores de Matemática
Palavras-chave:
Conhecimento de Professores, Episódios Históricos da Matemática, Formação Inicial de Professores, História da MatemáticaResumo
Nesta investigação, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de professores de Matemática mobilizados por licenciandos em Matemática no estudo de três episódios históricos. Para tanto, foi criado um grupo de estudos constituído por nove futuros professores de Matemática. Foram realizados cinco encontros desse grupo, os quais foram gravados e transcritos. Buscou-se identificar, nas discussões realizadas nos encontros desse grupo, indícios da mobilização de conhecimentos de professores de Matemática. As análises foram conduzidas considerando três domínios desse conhecimento, a saber: Conhecimento do Conteúdo (CK), Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) e Conhecimento Curricular. Os resultados indicam que o estudo de episódios históricos da Matemática pode contribuir para a mobilização de conhecimentos de professores de Matemática, já que foram encontrados indícios da mobilização de conhecimentos relacionados ao CK e ao PCK nas discussões realizadas nesse grupo de estudos.
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