Uma proposta de ensino de frações por meio de um material manipulável

Autores

Palavras-chave:

Régua de frações, Material manipulável, Operações com frações, Equivalência, Dificuldades

Resumo

Este minicurso tem como objetivo apresentar um material manipulável para ensino de frações, utilizando a régua de frações como ferramenta pedagógica para possibilitar a compreensão dos conceitos de equivalência fracionária e das operações. Seu público-alvo será estudantes da graduação da Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como professores atuantes do 6º ano do Ensino Fundamental.  A construção desse material pode ser realizada tanto por professores quanto por estudantes, promovendo um ambiente colaborativo e estimulando a participação ativa de todos os envolvidos nesse processo. Assim, espera-se que ao utilizar a régua das frações, os estudantes sejam estimulados a desenvolver estratégias cognitivas que favorecem a construção do conceito de fração e sua aplicação em problemas matemáticos. Além disso, essa abordagem pode possibilitar aos professores ampliar sua prática pedagógica em torno deste conteúdo.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SOUZA, Eduarda Dantas de; CERQUEIRA, Luise Floricéia da Costa; LIMA, Eliene Barbosa; PRADO, Airam da Silva; SILVA , Maiana Santana da. Uma proposta de ensino de frações por meio de um material manipulável. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1037.. Acesso em: 13 set. 2025.