Uma proposta de ensino de frações por meio de um material manipulável
Palavras-chave:
Régua de frações, Material manipulável, Operações com frações, Equivalência, DificuldadesResumo
Este minicurso tem como objetivo apresentar um material manipulável para ensino de frações, utilizando a régua de frações como ferramenta pedagógica para possibilitar a compreensão dos conceitos de equivalência fracionária e das operações. Seu público-alvo será estudantes da graduação da Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como professores atuantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A construção desse material pode ser realizada tanto por professores quanto por estudantes, promovendo um ambiente colaborativo e estimulando a participação ativa de todos os envolvidos nesse processo. Assim, espera-se que ao utilizar a régua das frações, os estudantes sejam estimulados a desenvolver estratégias cognitivas que favorecem a construção do conceito de fração e sua aplicação em problemas matemáticos. Além disso, essa abordagem pode possibilitar aos professores ampliar sua prática pedagógica em torno deste conteúdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.