Uma proposta de ensino de frações por meio de um material manipulável

Autores/as

Palabras clave:

Régua de frações, Material manipulável, Operações com frações, Equivalência, Dificuldades

Resumen

Este minicurso tem como objetivo apresentar um material manipulável para ensino de frações, utilizando a régua de frações como ferramenta pedagógica para possibilitar a compreensão dos conceitos de equivalência fracionária e das operações. Seu público-alvo será estudantes da graduação da Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como professores atuantes do 6º ano do Ensino Fundamental.  A construção desse material pode ser realizada tanto por professores quanto por estudantes, promovendo um ambiente colaborativo e estimulando a participação ativa de todos os envolvidos nesse processo. Assim, espera-se que ao utilizar a régua das frações, os estudantes sejam estimulados a desenvolver estratégias cognitivas que favorecem a construção do conceito de fração e sua aplicação em problemas matemáticos. Além disso, essa abordagem pode possibilitar aos professores ampliar sua prática pedagógica em torno deste conteúdo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-11-20

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

SOUZA, Eduarda Dantas de; CERQUEIRA, Luise Floricéia da Costa; LIMA, Eliene Barbosa; PRADO, Airam da Silva; SILVA , Maiana Santana da. Uma proposta de ensino de frações por meio de um material manipulável. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1037.. Acesso em: 15 dec. 2025.

##plugins.generic.shariff.share##