Explorando Diferentes Representações de Frações por meio de uma atividade lúdica

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Jogo Matemático, Fração, Ludicidade

Resumo

As aulas de matemática, em geral, ainda adotam metodologias convencionais, frequentemente repetitivas e, por vezes, pouco eficientes à aprendizagem dos estudantes (Ventura, 2013). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Jogo da Velha Fracionário para o ensino de diferentes representações de frações.  O jogo é um produto desenvolvido em um Programa de Extensão da Universidade de Pernambuco. A aplicação foi feita em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental de uma estadual de Petrolina-PE. Após a análise qualitativa das atividades pós-jogo foi possível perceber que a aplicação da atividade lúdica contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades envolvendo as representações de frações pelos estudantes. Com isso, os resultados evidenciam a relevância das diferentes representações das frações por meio de atividades lúdicas nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Maria Estela da; COSTA, Samoel da Silva; ANJOS, Felipe Gabriel Clementino dos; LANDIM, Evanilson; COSTA, Nancy Lima. Explorando Diferentes Representações de Frações por meio de uma atividade lúdica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/858.. Acesso em: 13 set. 2025.