Explorando Diferentes Representações de Frações por meio de uma atividade lúdica
Palabras clave:
Aprendizagem, Jogo Matemático, Fração, LudicidadeResumen
As aulas de matemática, em geral, ainda adotam metodologias convencionais, frequentemente repetitivas e, por vezes, pouco eficientes à aprendizagem dos estudantes (Ventura, 2013). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Jogo da Velha Fracionário para o ensino de diferentes representações de frações. O jogo é um produto desenvolvido em um Programa de Extensão da Universidade de Pernambuco. A aplicação foi feita em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental de uma estadual de Petrolina-PE. Após a análise qualitativa das atividades pós-jogo foi possível perceber que a aplicação da atividade lúdica contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades envolvendo as representações de frações pelos estudantes. Com isso, os resultados evidenciam a relevância das diferentes representações das frações por meio de atividades lúdicas nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.