Explorando Diferentes Representações de Frações por meio de uma atividade lúdica
Keywords:
Aprendizagem, Jogo Matemático, Fração, LudicidadeAbstract
As aulas de matemática, em geral, ainda adotam metodologias convencionais, frequentemente repetitivas e, por vezes, pouco eficientes à aprendizagem dos estudantes (Ventura, 2013). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Jogo da Velha Fracionário para o ensino de diferentes representações de frações. O jogo é um produto desenvolvido em um Programa de Extensão da Universidade de Pernambuco. A aplicação foi feita em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental de uma estadual de Petrolina-PE. Após a análise qualitativa das atividades pós-jogo foi possível perceber que a aplicação da atividade lúdica contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades envolvendo as representações de frações pelos estudantes. Com isso, os resultados evidenciam a relevância das diferentes representações das frações por meio de atividades lúdicas nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.