A utilização do Jogo da Velha Fracionário na aprendizagem de frações

Autores

Palavras-chave:

Frações, Representações fracionárias, Aprendizagem, Lúdico, Jogo

Resumo

O presente estudo trata de um relato de experiência que teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com a vivência da proposta do Jogo da Velha Fracionário, no qual, mobiliza o desenvolvimento das diversas maneiras de representações fracionárias. O jogo foi elaborado junto a um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade de Pernambuco por estudantes e egressos da Licenciatura em Matemática e vivenciado durante a Semana Universitária 2024. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública de Petrolina-PE, com turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos, sendo o último composto pela aplicação prática do jogo. Os principais resultados indicaram que, inicialmente, os estudantes demonstraram limitações na associação entre diferentes formas de expressar frações. Contudo, a partir do andamento das atividades, observou-se que o contato direto com o material e o formato lúdico do jogo auxiliaram na compreensão, embora ainda persistissem dificuldades na transição entre as diferentes representações.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

NOVAES, Mariane dos Santos; RODRIGUES, Ana Carla Macedo; PEREIRA, Lorena Paola Almeida; MATOS, Gustavo Libório; BOMFIM, Yslane Reis Santos. A utilização do Jogo da Velha Fracionário na aprendizagem de frações. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/872.. Acesso em: 13 set. 2025.