A utilização do Jogo da Velha Fracionário na aprendizagem de frações
Palavras-chave:
Frações, Representações fracionárias, Aprendizagem, Lúdico, JogoResumo
O presente estudo trata de um relato de experiência que teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com a vivência da proposta do Jogo da Velha Fracionário, no qual, mobiliza o desenvolvimento das diversas maneiras de representações fracionárias. O jogo foi elaborado junto a um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade de Pernambuco por estudantes e egressos da Licenciatura em Matemática e vivenciado durante a Semana Universitária 2024. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública de Petrolina-PE, com turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos, sendo o último composto pela aplicação prática do jogo. Os principais resultados indicaram que, inicialmente, os estudantes demonstraram limitações na associação entre diferentes formas de expressar frações. Contudo, a partir do andamento das atividades, observou-se que o contato direto com o material e o formato lúdico do jogo auxiliaram na compreensão, embora ainda persistissem dificuldades na transição entre as diferentes representações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.