A utilização do Jogo da Velha Fracionário na aprendizagem de frações
Keywords:
Frações, Representações fracionárias, Aprendizagem, Lúdico, JogoAbstract
O presente estudo trata de um relato de experiência que teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com a vivência da proposta do Jogo da Velha Fracionário, no qual, mobiliza o desenvolvimento das diversas maneiras de representações fracionárias. O jogo foi elaborado junto a um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade de Pernambuco por estudantes e egressos da Licenciatura em Matemática e vivenciado durante a Semana Universitária 2024. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública de Petrolina-PE, com turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos, sendo o último composto pela aplicação prática do jogo. Os principais resultados indicaram que, inicialmente, os estudantes demonstraram limitações na associação entre diferentes formas de expressar frações. Contudo, a partir do andamento das atividades, observou-se que o contato direto com o material e o formato lúdico do jogo auxiliaram na compreensão, embora ainda persistissem dificuldades na transição entre as diferentes representações.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.