Estudo do conceito de divisão: realizações de um grupo de professores

Autores

Palavras-chave:

Estudo do Conceito, Matemática, Ensino, Divisão

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de discutir as realizações do conceito de divisão compartilhada por professores participantes de um curso de formação contínua. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que apoiou-se na perspectiva teórica-metodológica do Estudo do Conceito. Aqui apresentamos os resultados referentes à ênfase “realizações”, acerca do conceito de divisão. Foram identificadas seis realizações: transposição da linguagem materna para a linguagem matemática, ilustração, uso de materiais didáticos e algorítmica. Os resultados apontam que a Matemática para o ensino do conceito de divisão está associada a saber compreender as soluções não convencionais dos estudantes recorrendo a estratégias que extrapolam o formalismo matemático ao realizar o conceito por meio de ilustrações e materiais manipuláveis a fim de evitar vícios de linguagem que podem ocasionar erros e incompreensões.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Rebeca Rios; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Estudo do conceito de divisão: realizações de um grupo de professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/913.. Acesso em: 13 set. 2025.