Estudo do conceito de divisão: realizações de um grupo de professores
Palavras-chave:
Estudo do Conceito, Matemática, Ensino, DivisãoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de discutir as realizações do conceito de divisão compartilhada por professores participantes de um curso de formação contínua. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que apoiou-se na perspectiva teórica-metodológica do Estudo do Conceito. Aqui apresentamos os resultados referentes à ênfase “realizações”, acerca do conceito de divisão. Foram identificadas seis realizações: transposição da linguagem materna para a linguagem matemática, ilustração, uso de materiais didáticos e algorítmica. Os resultados apontam que a Matemática para o ensino do conceito de divisão está associada a saber compreender as soluções não convencionais dos estudantes recorrendo a estratégias que extrapolam o formalismo matemático ao realizar o conceito por meio de ilustrações e materiais manipuláveis a fim de evitar vícios de linguagem que podem ocasionar erros e incompreensões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.