Estudo do conceito de divisão: realizações de um grupo de professores
Palabras clave:
Estudo do Conceito, Matemática, Ensino, DivisãoResumen
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de discutir as realizações do conceito de divisão compartilhada por professores participantes de um curso de formação contínua. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que apoiou-se na perspectiva teórica-metodológica do Estudo do Conceito. Aqui apresentamos os resultados referentes à ênfase “realizações”, acerca do conceito de divisão. Foram identificadas seis realizações: transposição da linguagem materna para a linguagem matemática, ilustração, uso de materiais didáticos e algorítmica. Os resultados apontam que a Matemática para o ensino do conceito de divisão está associada a saber compreender as soluções não convencionais dos estudantes recorrendo a estratégias que extrapolam o formalismo matemático ao realizar o conceito por meio de ilustrações e materiais manipuláveis a fim de evitar vícios de linguagem que podem ocasionar erros e incompreensões.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.