Análise da dificuldade progressiva nos exercícios sobre funções quadráticas no livro didático

Autores

Palavras-chave:

Livro didático, Progressão de exercícios, Funções quadráticas, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo analisar a sequência dos exercícios sobre funções quadráticas, presentes no livro didático adotado no  9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Vitória da Conquista (BA), visando compreender como o material didático favorece o desenvolvimento gradual das habilidades matemáticas e o pensamento crítico dos alunos. A análise é fundamentada na classificação proposta por Skovsmose, que verifica a organização das atividades de matemática a partir da noção de “paisagem de discussão” e na sequência didática sugerida por Lima, que integra atividades de diferentes níveis de complexidade e competências exigidas. Os resultados indicaram que o livro apresenta uma organização coerente com a proposta dos  autores, embora haja uma predominância de questões mecânicas. A ausência de exercícios alinhados à terceira paisagem de discussão — voltadas à reflexão crítica  — compromete a progressão ideal dos exercícios, evidenciando a necessidade de ampliá-las no material.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

COUTINHO, Maria Luiza Santos; REIS, Maria Clara Brito dos; SOUZA, Galvina Maria de. Análise da dificuldade progressiva nos exercícios sobre funções quadráticas no livro didático. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/917.. Acesso em: 13 set. 2025.