Análise da dificuldade progressiva nos exercícios sobre funções quadráticas no livro didático
Palabras clave:
Livro didático, Progressão de exercícios, Funções quadráticas, Ensino de MatemáticaResumen
Este estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo analisar a sequência dos exercícios sobre funções quadráticas, presentes no livro didático adotado no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Vitória da Conquista (BA), visando compreender como o material didático favorece o desenvolvimento gradual das habilidades matemáticas e o pensamento crítico dos alunos. A análise é fundamentada na classificação proposta por Skovsmose, que verifica a organização das atividades de matemática a partir da noção de “paisagem de discussão” e na sequência didática sugerida por Lima, que integra atividades de diferentes níveis de complexidade e competências exigidas. Os resultados indicaram que o livro apresenta uma organização coerente com a proposta dos autores, embora haja uma predominância de questões mecânicas. A ausência de exercícios alinhados à terceira paisagem de discussão — voltadas à reflexão crítica — compromete a progressão ideal dos exercícios, evidenciando a necessidade de ampliá-las no material.
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