Diálogo entre a Didática Profissional e a Formação de Professores de Matemática
Palavras-chave:
Formação de Professores que Ensinam Matemática, Didática Profissional, Educação MatemáticaResumo
Este texto versa sobre uma pesquisa de Iniciação Científica[1] em 2024, em andamento sobre contribuições da Didática Profissional (DP), vertente francesa, e Formação de Professores que Ensinam Matemática. O objetivo é analisar como essa abordagem - DP, contribui para a formação docente, especialmente na reflexão sobre a prática e o pensamento dos professores de matemática. A fundamentação teórica destaca a importância de estudar o trabalho dos professores, permitindo que ele avalie sua própria ação. Foi realizada uma revisão bibliográfica não exaustiva para embasar possíveis pesquisas na área. Os resultados indicam a relevância de investigar o pensamento dos professores, apontando para a construção de um conhecimento matemático especializado. Conclui-se que, há uma importância premente de estudar a formação docente em matemática como um processo contínuo, diante das rápidas mudanças sociais no cenário brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.