Diálogo entre a Didática Profissional e a Formação de Professores de Matemática

Autores/as

  • Denis Rodrigues Xavier Universidade do Estado da Bahia Autor/a
  • João Vítor da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia Autor/a
  • João Paulo Sandes Santos Universidade do Estado da Bahia Autor/a https://orcid.org/0009-0002-2678-3114

Palabras clave:

Formação de Professores que Ensinam Matemática, Didática Profissional, Educação Matemática

Resumen

Este texto versa sobre uma pesquisa de Iniciação Científica[1] em 2024, em andamento sobre contribuições da Didática Profissional (DP), vertente francesa, e Formação de Professores que Ensinam Matemática. O objetivo é analisar como essa abordagem - DP, contribui para a formação docente, especialmente na reflexão sobre a prática e o pensamento dos professores de matemática. A fundamentação teórica destaca a importância de estudar o trabalho dos professores, permitindo que ele avalie sua própria ação. Foi realizada uma revisão bibliográfica não exaustiva para embasar possíveis pesquisas na área. Os resultados indicam a relevância de investigar o pensamento dos professores, apontando para a construção de um conhecimento matemático especializado. Conclui-se que, há uma importância premente de estudar a formação docente em matemática como um processo contínuo, diante das rápidas mudanças sociais no cenário brasileiro.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

XAVIER, Denis Rodrigues; SANTOS , João Vítor da Silva; SANTOS, João Paulo Sandes. Diálogo entre a Didática Profissional e a Formação de Professores de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/970.. Acesso em: 13 sep. 2025.