Diálogo entre a Didática Profissional e a Formação de Professores de Matemática
Keywords:
Formação de Professores que Ensinam Matemática, Didática Profissional, Educação MatemáticaAbstract
Este texto versa sobre uma pesquisa de Iniciação Científica[1] em 2024, em andamento sobre contribuições da Didática Profissional (DP), vertente francesa, e Formação de Professores que Ensinam Matemática. O objetivo é analisar como essa abordagem - DP, contribui para a formação docente, especialmente na reflexão sobre a prática e o pensamento dos professores de matemática. A fundamentação teórica destaca a importância de estudar o trabalho dos professores, permitindo que ele avalie sua própria ação. Foi realizada uma revisão bibliográfica não exaustiva para embasar possíveis pesquisas na área. Os resultados indicam a relevância de investigar o pensamento dos professores, apontando para a construção de um conhecimento matemático especializado. Conclui-se que, há uma importância premente de estudar a formação docente em matemática como um processo contínuo, diante das rápidas mudanças sociais no cenário brasileiro.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.